terça-feira, 25 de outubro de 2011

Escola Poeta Renato Caldas ganha selo Escola Solidária 2011


EE POETA RENATO CALDAS
Acu, RN. Escola Estadual com 941 alunos.

Quadrilha Esplendor
Educação física e Pluralidade cultural. 50 alunos participantes.
Participaram alunos dos anos finais do Ensino Fundamental.
Houve participação de direção, coordenação, professores e comunidade.
Como surgiu a ideia?
Nossa escola se localiza em um bairro muito carente da nossa cidade. O índice de uso de drogas por crianças e adolescente é muito alto. A questão da depredação da escola pela comunidade é muito visível, por esse motivo optamos no decorrer da execução do projeto (cinco anos) envolver a comunidade circunvizinha. Surgiu com a iniciativa de um aluno em colocar a escola para participar das apresentações de quadrilha em nossa cidade na festa do padroeiro São João Batista. Em primeiro momento nossa quadrilha foi formada só por aluno da escola, e teve como objetivo primordial levar o nosso trabalho ao conhecimento de todos da cidade. Faz cinco anos e a cada ano o Projeto vem ganhando espaço na comunidade onde nossa escola esta localizada. Hoje já contamos com a coordenação de alguns ex-alunos, pais dos nossos alunos participando voluntariamente da quadrilha. No decorrer destes cinco anos o nosso objetivo também mudou, buscamos ocupar o tempo ocioso de crianças e jovens não só da escola, mas também de jovens do nosso bairro (Vertentes) que por sinal esta sendo muito gratificante. Temos a certeza que muitas histórias de vida estão sendo mudadas com a implantação deste Projeto pela nossa escola.
Quais são as principais atividades desenvolvidas e como elas acontecem?
Através de: Encontros diários, leitura diversa, pesquisas das diversas festas populares, palestra com profissionais que trabalha nas áreas afins, exposições, estudo de ritmos diversos (musicas), ensaios, estudo de estilo de danças, montagem da coreografia, entre outras orientações e ações educativas que envolvem o grupo no decorrer da prática pedagógica.
Quais os resultados de aprendizagem e sociais alcançados?
Através das atividades propostas melhoramos a leitura, determinados comportamentos como:respeito e solidariedade, menos agressividade entre o grupo e a comunidade escolar, relacionamentos mais afetivos são demonstrados diariamente entre eles, menos agressividade.
Quais as ações desenvolvidas que podem melhorar o IDEB da escola e como elas acontecem?
Por serem muitas áreas trabalhadas dentro deste Projeto, a contribuições para melhoria do Ideb da escola é evidente, pois as ações planejadas e executadas contribuem de forma integral para a formação acadêmica das crianças e jovens que participam deste projeto.Foram citadas anteriormente as atividades que são desenvolvidas e que contribuem diretamente na aprendizagem; não podemos negar que a participação efetiva do aluno juntamente com a execução das atividades propostas são fatores a refletir no nosso Ideb, assim esperamos.
Responsável pelo projeto:  Leonardo

Um comentário:

  1. parabéns para equipe gestora, esse selo vem provar que a educação pública merece respeito por parte de toda sociedade e em especial dos gestores públicos que não sabem valorizar os trabalhos desenvolvidos em suas redes de ensino, felizmente existem as ONS para valorizar e reconhecer o nosso trabalho. Parabéns mais uma vez para o nosso CAIC - Escola Estadual Poeta Renato Caldas.

    ResponderExcluir