O Marco Colonial de Touros é uma peça feita de Mármore fincado em 07 de Agosto de 1501 pelo Reino de Portugal em área que hoje se encontra a divisa dos municípios de São Miguel do Gostoso e Pedra Grande no litoral do Rio Grande do Norte. O objeto tinha a finalidade de atestar a metrópole (Portugal) como descobridora e detentora daquela terra que mais tarde se chamaria Brasil.
A peça tem uma marca de fratura e que pode ter sido remendada com argamassa, além de várias marcas de lascas e esfoliações. É que a população da Praia do Marco, então no município de Touros, acreditava que a coluna de pedra tinha propriedades milagrosas e usavam pedaços de mármore para fazer chás milagrosos. Em uma de suas faces, possui a cruz da Ordem de Cristo e o escudo português esculpidos em relevo.
É considerado o monumento colonial mais antigo do Brasil é o primeiro registro dos portugueses no país. Hoje o marco original se encontra guardado na Fortaleza dos Reis Magos em Natal. No antigo local se encontra uma réplica com uma placa "Marco do Descobrimento".
Obs: Fonte com informações do site Wikipédia, e imagens do google.
Nenhum comentário:
Postar um comentário